sexta-feira, 24 de abril de 2009

ETAPAS DO PROJETO:

1 - EDUCAÇAO DO OLHAR: Nesta primeira etapa, o professor instiga os alunos a observarem com maior atenção as informações visuais contidas no percurso de suas casas até a escola. A partir deste exercício, pretende-se que os alunos desacelerem seu ritmo de caminhada e percebam detalhes antes não percebidos.
2 - MAPEAMENTO DE PERCURSO: Aqui, os alunos receberão um mapa do bairro onde moram (próximo a escola). Como neste mapa não constam todas as ruas do bairro, cada aluno terá de desenhar a sua rua.
3 - MARCA PESSOAL: Ao mesmo tempo em que cada aluno insere seu percurso no mapa do bairro, também será proposto a criação de um signo que caracterize uma marca pessoal. Este logotipo será utilizado mais tarde na confecção do mapa maior.
4 - COLOCANDO AS LEGENDAS NO MAPA: Neste mapa serão colocadas legendas, identificando os locais, detalhes, ou objetos vistos durante o trajeto de casa para a escola que chamaram a atenção. Cada um vai compartilhar com o grupo quais foram os elementos que decidiram destacar e por quê.
5 - COLETANDO A PAISAGEM: Estes elementos serão documentados a partir de fotos, vídeos, desenhos, textos, coleta de objetos, captação de som, etc.
6 - BLOG: Inserção da COLETA DE PAISAGEM no blog da turma.
7 - MUDANDO A PAISAGEM: Aqui, cada aluno poderá criar as suas modificações nas PAISAGENS COLETADAS. Estas podem ser realizadas através de programas de manipulação de imagens, criação de vídeos, intervenções urbanas,etc. Estas transformações também serão publicadas no BLOG da turma.
8 - MAPA COLETIVO: O mapa do bairro será construído em uma escala maior. Cada aluno ficará responsável por um pedaço deste mapa e criarão uma maquete. Este mapa será fotografado e postado em um novo BLOG COLETIVO. Neste mapa, agora virtual, eles poderão inserir os materiais da COLETA DE PAISAGEM e fazer as interferências que acharem necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário